A mãe e o padrasto da menina de 3 anos que morreu de politraumatismo no último dia 11, em Santa Maria, foram indiciados por homicídio triplamente qualificado – as qualificadoras são motivo fútil, impossibilidade de defesa da vítima e tortura. Eles estão presos preventivamente desde o dia do crime. O inquérito foi finalizado e remetido à Justiça nesta quinta-feira.
Conforme a delegada Luiza Sousa, que investiga a morte da garotinha, não há dúvidas sobre a autoria do crime. O laudo de necropsia entregue à Polícia Civil no dia seguinte à morte indicou que a criança morreu devido às múltiplas agressões sofridas. O resultado corroborou com o que havia apurado a investigação, com base em depoimentos de vizinhos, de que a mãe, de 21 anos, e o padrasto, de 20 anos, teriam batido na menina.
Mãe e padrasto de menina de 3 anos que chegou morta em PA prestam depoimento
Conforme o inquérito, a mãe confessou que, naquela noite, a menina se recusou a jantar e, por isso, foi espancada.
– Em síntese, ela falou que era ele quem batia nas crianças. Que ela tentou, por algumas vezes, afastar os filhos para ele parar de bater, mas que ele a empurrava, e ela desistia. Ela não soube explicar com o que ele cometeu aquele grau de agressões na menina na noite em que ela morreu. Disse que tentou intervir, que ele a empurrou, e ela foi dormir. E que o motivo das agressões, naquela noite, foi porque a criança não quis jantar. Ela falou que acordou de madrugada com um choro e, quando foi olhar, a menina "estava espumando pela boca e com os olhos revirados" – relatou a delegada.
Escola já havia relatado negligência em relação à menina de 3 anos que morreu e ao irmão dela
Sobre o quadro descrito pela mãe, Luiza diz que a menina pode ter convulsionado em função dos ferimentos – os mais graves foram um sangramento interno na cabeça e a quebradura da caixa torácica por objeto contundente, segundo a necropsia.
Conforme a delegada, a mulher disse que não estava sob efeito de drogas porque não é usuária. A polícia também ouviu o pai biológico da menina e o avô paterno.
Mãe e padrasto da menina de 3 anos são indiciados por homicídio
A versão dada pela mãe não afasta a responsabilidade dela no crime:
– Quem tem obrigação de guarda responde pelo mesmo crime em razão de omissão. E tem vários relatos de parentes e vizinhos de que ela também batia nas crianças – diz a delegada